5 passos para lidar com a ansiedade durante a quarentena

Olá mostardinhas,

Espero que estejam bem em meio a tudo isso que estamos vivendo. Sei que já estamos há muitos dias em quarentena, mas ainda temos uns dias aí pela frente e porque não levá-los de maneira mais leve para chegarmos bem ao fim de toda essa loucura. Até mesmo porque essas dicas podem ser válidas para outros momentos de sua vida que não esse. Pois elas tem a ver com organização, autoconhecimento, saúde física e mental.

Mas acredito que se você caiu nesse post é porque está em busca de novas alternativas para tirar essa ansiedade que está te consumindo durante essa quarentena. Mas fique tranquilo, você não está sozinho com esse sentimento. O mundo compartilha das mesmas sensações durante esse período. Uns mais, outros menos. Mas medo, ansiedade, negatividade e outros sentimentos ruins permeiam a humanidade nesses dias de isolamento.

É comum nos sentirmos assim, com essa confusão de emoções à flor da pele. Afinal, essa é uma situação jamais imaginada ser vivida por todos nós. O desconhecido causa medo e gera ansiedade. Medo do que virá pela frente, de como será nosso futuro e mais do que isso, pensamos no dia de amanhã e como será nosso destino.

Mas calma, vamos viver o dia de hoje bem para que o dia de amanhã seja ainda melhor. Vamos construindo a mudança necessária para que esse 'futuro' seja algo positivo para o nosso individual e para o coletivo.

Sei que existem assuntos que não dependem de nós, o que gera um pânico ainda maior nas pessoas. Mas vamos começar mudando nosso micro ambiente para juntos, pensando em um coletivo, mudemos o macro. Ou seja, o mundo em que vivemos.

E para isso pensei com muito carinho em 5 dicas para fazer com que seus dias sejam mais leves, diminuindo assim o nível de ansiedade desse período.

São atitudes que me ajudam e acredito que possam ser interessantes também para você. Por isso as compartilho aqui:

 

1. Filtre as informações

É muito importante nos mantermos informados sobre tudo que está acontecendo em nossa cidade, estado, país e no mundo. Mas vamos com calma! Sabemos que a mídia é bastante sensacionalista e grande parte da nossa ansiedade vem daí. As notícias seguem 24h por dia, mas elas se repetem. Não há necessidade de ficar o dia inteiro com a TV ligada ou procurando notícias sobre o assunto. Escolha um momento do seu dia para se informar e busque informações oficiais. Seja em sites com credibilidade, jornal ou até mesmo fontes oficiais do governo. Assim você evita a superexposição ao tema, se mantem informado e aproveita seu tempo com atividades que podem ser mais úteis para sua vida. Até mesmo descansar e não fazer nada pode ser mais produtivo que ficar vendo notícias o dia inteiro.

O mesmo vale para as redes sociais com notícias trágicas e fake news. Cuidado com o que vê e lê por ai, e ainda mais com o que anda compartilhando por aí. Você pode estar espalhando notícias falsas e contribuindo para o aumento dessa onda de negatividade. Por esse motivo digo novamente, se informe em fontes oficiais e verifique as notícias antes de tomá-las como verdades absolutas.

Crie a sua realidade e seja uma pessoa positiva e com assuntos interessantes para compartilhar com o próximo. Ficar replicando assuntos trágicos e passando isso adiante não ajuda você e nem aos que estão ao seu redor.

2. Programe seu dia

 Parece difícil pensar em rotina estando 100% do tempo em casa, não é mesmo?! Ainda mais se você não está fazendo home office. Mas é preciso que ela exista para tornar seus dias de isolamento mais saudáveis. Caso contrário, passará o dia inteiro de pijama, se enrolando e quando perceber mais um dia se passou e você não fez nada que precisava ou que queria fazer.

Por isso organize seu dia. Coloque horários, mini regras, estabeleça metas das atividades que deseja fazer. Você não precisa ser tão duro com você mesmo nesse período e se cobrar caso não cumpra tudo. Mas a ideia não é essa, a ideia é ter um roteiro para nortear seu dia. Assim você conseguirá tornar seus dias mais produtivos e se sentir mais motivado.

Se você está trabalhando de casa, crie uma rotina com seus horários de trabalho com base na sua necessidade diária de afazeres. Faça uma listinha no final do dia organizando as atividades do próximo dia e riscando todos os tópicos que você finalizou. Assim seu dia renderá e ainda te sobrará tempo para as atividades de lazer como filmes, livros, estudos, lives com os amigos e por ai vai.

Caso você não esteja trabalhando, aproveite esse tempo para aprender coisas novas e fazer coisas que você gosta. Mas ainda sim, programe a organização do seu dia. Você verá o quanto isso faz a diferença até mesmo no seu ânimo.

3. Movimente-se

Exercícios físicos sempre foram fundamentais para manter nosso corpo e mente saudável. Mas agora, mais do que nunca. Principalmente para mantermos nossa mente sã.

Você pode até dizer, "ah, mas antes da quarentena eu já não fazia exercício mesmo. Não vai ser agora que vou começar". E pode inventar também mil desculpas para se sabotar. Esse é um mecanismo muito comum do nosso cérebro, por isso temos que ficar de olho em nossas atitudes e nos policiarmos para agir diferente.

Você pode até não gostar muito de exercícios e não ter intenção de virar um atleta, mas o mínimo de movimento é importante para o funcionamento do nosso corpo. Lembre-se que antes do isolamento você podia até não se exercitar, mas andava para os lugares, passeava e com certeza dava mais passos diários do que está dando hoje. Sendo assim, imagine o quanto seu corpo está sentindo 'falta' de se movimentar...

Comece pelo básico, com alguns exercícios leves. Mas se movimente. Não fique apenas sentado no sofá ou na frente do computador. Estão rolando inúmeras lives de aulas, tem para todos os gostos. Do exercício mais básico e leve ao treino mais pesado. Inclusive o pessoal está usando bastante a criatividade e usando coisas da casa para usar de apoio e peso.

Vou deixar aqui alguns links dos Instas de professores e empresas que estão colaborando gratuitamente com nossa saúde nessa quarentena. É só clicar e se motivar:

Personal Tarcis Setti

Paulo Gobii da For Life Pilates

Personal Felipe Guadagnin

Centauro Esporte

Smart Fit

4. Se permita

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Se permita sentir, se permita aprender, se permita aprender coisas novas, se permita experimentar, se permita não fazer nada, se permita descobrir novos gostos...apenas se permita

Aproveite o momento do isolamento social para olhar para dentro, mais do que para fora. Deixe as notícias de lado e as milhares de informações que somos expostos diariamente, e olhe para você. Busque sua companhia e entenda os sinais do seu corpo.

Aproveite esse momento com mais tempo livre para descobrir o que realmente gosta de fazer. De repente, você descobre um novo hobby ou até mesmo novas habilidades. Exercícios, jardinagem, organização de casa, culinária, estudos, leitura, escrita, desenho, canto, ensinar algo nas redes sociais, uma nova ideia de negócio, filmes, ajudar ao próximo...você pode descobrir inúmeras coisas que não fazia ideia gostar ou que achava que não levava jeito. Apenas porque antes não tinha tempo para você e para se conhecer. Basta se permitir. 

Ao se permitir você torna esse período mais leve e agradável. Não leve seu afazeres diários dentro de casa como uma obrigação, e sim como um presente de poder fazê-los e ter esse tempo para cuidar de você. Seja grato. E assim eu inicio a quinta e última dica desse post.

5. Crie a sua realidade, seja grato.

Por fim, seja grato. Gratidão é uma virtude. Independente da sua situação, seja grato. Aprenda agradecer pelo mínimo. Agradeça por ter uma casa para passar essa quarentena, por ter um banho quente, pela comida de cada dia seja ela qual for. Seja grato até mesmo pelas suas dificuldades. Pois são elas que te ensinam a ser mais forte. Quando agradecer se torna um hábito, você percebe que sua vida se transforma e você passa a ver a vida de uma outra forma.

A positividade da situação só depende de você. Pensar positivo gera ações positivas. Crie sua realidade agradecendo, valorizando o que tem hoje para focar no que você deseja ter amanhã. Mas não deposite sua felicidade do futuro. Não perca a a oportunidade de viver o hoje pensando no amanhã.

 

Essas são apenas algumas dicas e sugestões para nortear seus dias de quarentena. As siga se achar que foram válidas ou crie as suas. O importante é nos sentirmos bem e mantermos nossa mente e corpo ativos. Pois nossa saúde mental é o que mais importa nesse momento e precisamos olhar com bastante cuidado para ela.

E termos em mente que tudo isso vai passar.

Espero que tenham gostado das dicas e que elas possam ser úteis no seu dia-a-dia nessa quarentena, tornando seus dias mais leves.

Me conta aqui nos comentários o que você está fazendo para tornar seus dias mais agradáveis ou, então, me diz se colocou essas dicas em prática e como está se sentindo.

Vamos passar por essa juntos! Você não está sozinho.

 

.créditos à imagem de capa e as demais clicando na imagem

12 comentários

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